Milho ou Sorgo?

19 de novembro de 2019

A Escolha do Alimento

A alimentação do rebanho constitui o maior custo de produção, portanto o produtor precisa avaliar suas alternativas e definir qual o alimento lhe proporcionará o melhor retorno.

Primeiramente levar em consideração as condições  climáticas e de solo da região, bem como  qual á época ideal de plantio.Com essas informações, definir o tipo de cultura mais adequada, se o milho ou sorgo.Após essa etapa verificar se o híbrido de milho ou sorgo é específico ou recomendado para produção de silagem de planta inteira, pois essa indicação trará os benefícios  ideias para ensilagem, além da qualidade nutricional desejada.

Muita atenção, já que a produção de silagem pode ser feita com qualquer híbrido, porém sua qualidade é altamente variável. Híbridos desenvolvidos para outras finalidades não agregarão no desempenho animal e nutricional, aumentando assim o seu custo ao invés de trazer lucro.

Milho ou Sorgo?

Se indicados para produção de silagem de planta inteira, ambas culturas são recomendadas, devendo levar em consideração suas características nutricionais e técnicas, clima e manejo.

Com maior planejamento e respeitando a janela de plantio ideal para cultura do milho, recomendamos que a silagem de alta qualidade seja feita com ele, por oferecer benefícios nutricionais diferenciados, ter maior concentração de energia e ótima digestibilidade, no entanto quando temos alto preço de milho o sorgo substitui perfeitamente.

Considerando que a exigência de energia por parte dos animais ao redor de 75% das exigências totais, a silagem de milho pode fornecer grande parte desta energia, com custos menores, além da oportunidade de utilização da própria terra para produção deste alimento.

Por ser um alimento conservado, resultante de uma fermentação láctica, portanto, com alta concentração de ácido láctico, há a redução do pH abaixo de 4,0, que o torna um alimento ácido de excelente qualidade.

A silagem de alta qualidade pode ser armazenada por um longo período, mantendo o seu valor nutritivo, desde que não entre ar ou água no silo.

As práticas de manejo para sua confecção devem ser muito bem conduzidas para que ao final, tenhamos a produção de um alimento transformador, que resultará em grande produção de carne e leite.

Entre em Contato