A Quarta Etapa

19 de novembro de 2019

           O processo de armazenagem em silo-bolsa ou silo bag é o de mais rápida instalação e menor investimento inicial que existe no mercado. Seu funcionamento é muito simples e eficiente, foi desenvolvido como forma alternativa aos sistemas convencionais de armazenagem. O principal objetivo é manter a qualidade do produto. O silo-bolsa consiste em um tubo flexível de polietileno de alta densidade, em sua composição é utilizado material 100% virgem além de aditivos que absorvem os raios UV e refletem os raios do sol de forma eficiente. Em sua fabricação é utilizada o processo de multicamadas resultando em um material altamente resistente além de criar uma barreira para o oxigênio, não permitindo a troca de ar com o ambiente externo depois de fechado, criando assim uma atmosfera controlada que permite a conservação dos produtos armazenados.

          Baixo uso de Mão de Obra e Combustível: A embutidora faz todo o serviço de compactação não exigindo o uso de tratores e operadores para a compactação da silagem.   

         Compactação uniforme e sem perdas: Maior eficiência na retirada do oxigênio, eliminando aparição de fungos. Melhor qualidade da silagem quanto a digestibilidade e palatabilidade aumentando o período de armazenagem. Compactação uniforme (600 kg/m³) e aplicação uniforme do inoculante. 

        A anaerobiose é rapidamente alcançada: Pelo fato da forragem picada sair do vagão forrageiro e ser colocada e compactada diretamente no bag, onde não há contato com o ar, a fermentação inicia-se velozmente, reduzindo as perdas pela menor respiração da massa e crescimento de microrganismos aeróbios.

         Flexibilidade quanto ao local de confecção do silo: O silo bag pode ser confeccionado no local onde possa facilitar a logística de máquinas e mão-de-obra dentro da fazenda, ou seja, ele pode ser preparado próximo ao local de colheita da forragem ou próximo a estrutura de confinamento.

        Variabilidade na capacidade de estocagem: Como o mercado possui diferentes dimensões de bags é possível confeccionar silos de vários tamanhos. Isso facilita principalmente o manejo de propriedades que estocam pequena quantidade de silagem.

       Menor exposição do painel ao oxigênio atmosférico: A etapa de abertura do silo é uma das mais críticas para o processo de ensilagem, pois a massa de silagem entra em contato direto com ar. Como o painel do bag é de pequena dimensão, quando comparado a um silo trincheira, por exemplo, menores perdas por deterioração aeróbia ocorrem devido ao menor fluxo de ar que entra na massa de silagem.


         A MULTIAGRO tem a embutidora que você precisa de acordo com o seu perfil, equipamentos de pequeno médio e grande porte para embutir silagem.


Entre em Contato