O confinamento do gado é uma das estratégias que os produtores empregam para contornar a escassez de nutrientes nas pastagens de estação seca e manter o desempenho animal. Nesse sistema, a dieta de milho integral é uma alternativa para reduzir os custos com alimentação e melhorar a eficiência e o desempenho do gado.
Em geral, os grãos são a principal fonte de energia para os animais feitos em confinamento, e essa dieta de milho nada mais é do que fornecer milho sem nenhum tipo de processamento como a moagem. Além dos grãos, também estão disponíveis grânulos contendo aditivos, vitaminas e minerais.
A dieta de milho consegue melhorar a produtividade dos animais?
Uma grande característica evolutiva do gado é a presença do rúmen no sistema digestivo – uma câmara que é colonizada por microrganismos que fermentam os alimentos. Este processo permite a assimilação de nutrientes vegetais (não digeríveis), principalmente para produzir energia e proteína para ruminantes.
No entanto, para que a fermentação ocorra de forma harmoniosa, vários fatores devem ser respeitados para que o papel da microbiota não seja comprometido. É importante fornecer uma quantidade mínima de fibra (mas não muito) para estimular a produção de saliva e tamponar o sistema, ou seja, manter o pH do trato digestivo estável.
A adição do milho à dieta desses animais resolve esse problema explorando os dois usos do grão: torná-lo uma importante fonte de energia e usá-lo como estimulador mecânico no rúmen. Como a dieta de milho não é processada, ele percorre o trato digestivo mais lentamente e o amido fermenta mais lentamente do que os grãos moídos ou úmidos.
Portanto, os grãos integrais estimulam o processo de ruminação na quantidade certa. A produção ideal de saliva leva à estabilização do rúmen e previne ou atenua o aparecimento de distúrbios metabólicos devido ao excesso de produção de ácido no rúmen.
Quais as vantagens em investir na dieta de milho?
A dieta de milho integral estimula os processos de ruminação e fermentação, aumentando assim a eficiência da absorção de nutrientes pelos bovinos em sistemas de cativeiro.
A dieta de milho é uma estratégia nutricional muito eficaz. No entanto, a sua eficácia dependerá das condições da exploração, da raça e idade dos animais e da sua adaptação à alimentação. Além disso, a qualidade do milho e a homogeneidade da mistura afetam diretamente o sucesso do método.
Para saber mais informações sobre a dieta de milho, entre em contato com a Multiagro.