A reidratação de grãos (adição de água e depois silagem) de milho e sorgo é uma tecnologia que existe há décadas. No Brasil, esse método de conservação tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos. No entanto, na aplicação de aditivos, ainda existem erros em muitas propriedades.
A reidratação de grãos é uma boa opção para melhorar a digestibilidade do amido quando um produtor não pode produzir silagem de grãos úmidos "verdadeiros" em sua terra. Essencialmente, esta é uma estratégia de processamento de grãos.
Como funciona o processo de reidratação de grãos?
Em termos de reidratação de grãos, o milho tem 13% ou 14% de umidade (quando já seco em secador, por isso custa dinheiro) ou o milho fica no campo até secar (com o tempo), então há perdas, e além disso deve-se adicionar 30% de água. A questão da rentabilidade torna-se problemática se considerarmos os custos operacionais mais as perdas de silagem (CO2 etc.).
Os híbridos brasileiros de milho apresentam baixa digestibilidade por apresentarem alto endosperma vítreo. A reidratação de grãos pode melhorar a eficiência alimentar dos rebanhos leiteiros.
O processo simplificado pode ser explicado da seguinte forma: durante a ensilagem de grãos, a degradação das prolaminas, que ocorrem ao redor dos grânulos de amido no endosperma, aumenta o acesso enzimático ao amido no trato digestivo e, portanto, aumenta a proporção de digestão que ocorre no rúmen. A maior digestibilidade do amido ruminal pode melhorar a síntese de proteína microbiana, a eficiência do uso do nitrogênio na dieta, o consumo de matéria orgânica digestível (MO) e a relação produção/consumo de leite.
Os especialistas recomendam que o teor de umidade do milho maduro seja superior a 30% da matéria natural (MN), misturando completamente a água com o milho finamente moído. Essa tecnologia pode aumentar a eficiência do uso da mão de obra e obter benefícios econômicos pela possibilidade de armazenamento do milho na fazenda e pelo ganho de digestibilidade do amido, o que pode reduzir o uso de ração concentrada por unidade de leite produzida.
Para saber mais sobre o processo de reidratação de grãos, converse com os especialistas da Multiagro.
Se ficou interessado em saber mais sobre o processo de reidratação de grãos, a Multiagro pode te ajudar. Contamos com máquinas em nosso catálogo que tornam a reidratação de grãos ainda mais simples de ser realizada. Está esperando o que para entrar em contato e solicitar um orçamento?