Não há dúvida de que a silagem de grãos (incluindo a silagem de grãos úmidos) é a tecnologia economicamente mais rentável para a pecuária hoje, seja leite ou carne bovina. Além disso, já que já estamos usando milho ou sorgo na dieta do animal, por que não ensilar esse material e melhorar a digestibilidade em 20%?
O que é sorgo úmido?
O sorgo úmido é um grão rico em ferro, zinco, proteína, fibra e vitamina E. Também é fonte de fibras, antocianinas, ácidos fenólicos, taninos e amido resistente. Além disso, o sorgo úmido contém compostos fenólicos com alta capacidade antioxidante. É o quinto grão mais produzido no mundo, depois do trigo, arroz, milho e cevada. Sempre foi amplamente utilizado na alimentação animal, mas encontrou um lugar nas mesas de jantar em todo o mundo devido às suas propriedades nutricionais.
Os grãos de sorgo úmido podem ser usados para produzir farinha para panificação, amido industrial, álcool e como ração ou cobertura do solo.
Como fazer a silagem de sorgo úmido?
Para fazer uma boa silagem de sorgo úmido, precisamos fazer duas coisas: processar o grão e ter umidade suficiente para fermentar. Em relação à umidade, precisamos fornecer água para que as bactérias fermentadoras funcionem, quebrando as proteínas para facilitar a digestão do amido. Precisamos manter a umidade desse material entre 35% e 40% para que a fermentação funcione da maneira desejada.
A silagem de sorgo úmido pode ser armazenada em silos de sacos, valas ou mesmo em tambores de 200 litros se a operação for menor. O que importa mesmo é garantir uma boa compactação do material e uma vedação bem feita que retire todo o ar da massa. O que não pode acontecer depois que a silagem é feita é deixar a lona furar! Dessa forma, o oxigênio pode entrar e destruir sua silagem e perdê-la.
Quando ensilamos o grão, a utilização do material pelo animal aumenta muito, ou seja, a digestibilidade do material aumenta. Isso porque as bactérias que fermentam o material (bactérias naturais e aquelas adicionadas ao inóculo) também realizam um processo muito importante, que chamamos de proteólise.
Quando bem feito, o ganho de digestibilidade da silagem de grãos pode chegar a 20%. No entanto, é necessário respeitar o tempo mínimo de armazenamento (ou seja, o tempo de "cura", ou seja, o tempo de fechamento da silagem). Este período mínimo é de 60 dias. Isso não significa que você não pode abrir a silagem antes de 60 dias. Você pode, se quiser, mas não maximizará a digestibilidade. Por isso, é muito importante respeitar o prazo mínimo de 60 dias.
Para saber mais sobre a silagem de sorgo úmido, entre em contato com os especialistas da Multiagro.