A silagem de sorgo é uma opção para alimentação de vacas leiteiras de grande porte no Brasil. Depois do milho, é a cultura anual mais importante na produção de silagem e é fornecida às vacas leiteiras como alimento volumoso durante os períodos secos do ano.
Diz-se que as culturas de sorgo são mais tolerantes ao estresse hídrico (seca) do que as culturas de milho. No entanto, à medida que os esforços de melhoramento genético avançam, os atuais híbridos de sorgo são quase tão produtivos quanto os híbridos de milho e, portanto, requerem cuidados.
Uma boa silagem de sorgo começa com a seleção de bons híbridos com base em suas propriedades agronômicas e químicas, após as práticas de cultivo no campo, colheita no local certo, de acordo com o grau de compactação do material no silo e, finalmente, pelo tempo de armazenamento.
Quais são os cuidados que eu devo ter com a minha silagem de sorgo?
Assim como outras forragens mantidas na forma de silagem, alguns cuidados devem ser tomados durante a produção, como:
- Preparação do solo;
- Seleção de sementes;
- Ajuste da plantadeira;
- Verifique a densidade populacional (número de plantas por hectare);
- Programa de controle de pragas e plantas daninhas.
A baixa digestibilidade do amido nos grãos de sorgo, a ausência de herbicidas seletivos no cultivo e a suscetibilidade dos grãos ao ataque de aves são fatores de fibra, enquanto o alto valor nutricional e a boa fermentação são características dos produtores que escolhem híbridos de sorgo para silagem para produção. Quanto mais comida um rebanho come, mais leite produz, especialmente durante as épocas mais secas do ano.
Eu consigo economizar com a silagem de sorgo?
Em comparação com a silagem de milho, a silagem de sorgo é mais barata porque as plantas de sorgo produzem maior valor de massa e podem ser cultivadas em qualquer época do ano. E quando o sorgo é ensilado, as plantas liberam brotos após o corte, que também podem ser aproveitados.
Se tecnicamente implementado corretamente, o cultivo de sorgo em pastagem pode render em média 50 toneladas de massa verde por hectare, e os produtores podem obter uma segunda roçada ou germinação gratuitamente, pois o rendimento médio pode chegar a 20 toneladas. Quando se trata de silagem de sorgo, os rendimentos podem variar.
A obtenção de silagem de sorgo com bom valor nutricional e baixo custo só é possível se houver um planejamento que abranja todas as etapas do processo, inclusive os custos. Quanto maior o rendimento de forragem por unidade de área, menor o custo de produção da silagem de sorgo.