Um novo método de armazenamento começa a ganhar força no mundo do agronegócio: o silo bolsa. Devido ao baixo custo de investimento e fácil manuseio, os silo bags já são amplamente utilizados em países como Uruguai e Argentina, onde até 60% da produção de grãos já é realizada por meio de silo bags.
Os métodos de armazenamento de silo bags o são os mais rápidos de instalar no mercado com o menor investimento inicial. Seu funcionamento é muito simples e eficiente, e foi desenvolvido como alternativa aos sistemas tradicionais de armazenamento. O principal objetivo é manter a qualidade do produto. A bolsa silo é composta por um tubo flexível de polietileno de alta densidade com material 100% virgem em sua composição, além de aditivos que absorvem os raios UV e refletem efetivamente os raios solares.
O que é o silo bolsa?
O silo bolsa, também conhecidos como silo bags, são compartimentos de armazenamento em forma de sacos flexíveis que podem armazenar todos os tipos de grãos e silagem.
No entanto, geralmente este método de armazenamento é adequado para as culturas de milho, soja e arroz. No Brasil, estima-se que foram utilizadas aproximadamente 65.000 unidades de silo bolsa no país. Em 2016, o Brasil utilizou 65.000 unidades de silo bolsa, aumentando para aproximadamente 100.000 até 2017.
Vantagens em investir no silo bolsa
Os silos bolsas são, sem dúvida, um método de armazenamento muito eficiente que reduz custos. Com um tempo médio de armazenamento de 18 meses, esses sacos são muito duráveis: a vida útil é de cerca de 10 anos.
Os custos de investimento da empresa também são relativamente baixos. Portanto, um silo bolsa requer um investimento de R$1.500,00. Outra vantagem é a capacidade de armazenamento dos sacos, cada saco pode suportar de 180 toneladas a 250 toneladas.
Uma das grandes vantagens do uso do silo bolsa é que elas protegem melhor o produto durante o armazenamento e o transporte. Isso porque são produzidos com matérias-primas como polietileno e aditivos anti-UV, que garantem a proteção e integridade do produto. Além disso, outro benefício é que os diferentes grãos podem ser separados dentro do saco.
Deve-se notar que a falta de oxigênio na bolsa pode impedir o surgimento de fungos, insetos e pragas. Sem contar que é um tipo de armazenamento 100% sustentável que faz uma enorme diferença para as empresas que buscam se alinhar com práticas ambientalmente responsáveis.
Para saber mais sobre os silos bags, entre em contato com a equipe de especialistas da Multiagro.