Boitel

Não é mais novidade que a atividade de confinamento se consolidou como uma prática que permite a intensificação da categoria de terminação de bovinos de corte e traz inúmeras vantagens ao sistema de produção. As razões para escolher o confinamento têm a ver com o aumento da eficiência da produção pecuária, obtenção de gado mais pesado em menos tempo, liberação de pastagens para outras categorias durante as “paradas” de gado e flexibilização da produção, em épocas em que a carne é mais escassa no mercado.

É aí que entra o boitel. Continue lendo para saber mais.

Como funciona o boitel?

O Boitel é feito principalmente para pequenos e médios pecuaristas que não possuem estrutura fechada para completar seu rebanho. Como resultado, eles têm a opção de completar lotes em cochos para engorda intensiva e melhorar as métricas da fazenda, por exemplo, índices de estoque e giros de estoque de curto prazo.

É importante saber que os acertos só ocorrem após o abate do animal, não sendo necessário pagamento prévio. Além do reembolso por óbitos no processamento, também é possível negociar expectativas de contas a receber e custos de envio para vacas magras.

Vantagens em investir no boitel

Agora que você já sabe o que é um boitel, confira quais são as vantagens oferecidas por eles.

A localização das fazendas de gado tem muito a ver com a integração das atividades, pois é necessário estar presente em áreas com grande quantidade de gado de corte magro para facilitar a busca e procedência desses animais. Outro ponto positivo para os boiteis é que eles não precisam de área para criação de animais, pois a criação é feita por parceiros, o que facilita a adição de instalações de cativeiro, aumenta a capacidade estática e facilita o aumento das oportunidades comerciais.

A presença de grande número de bovinos engordados nas unidades pecuárias ajuda os frigoríficos que abatem esses animais a organizarem os horários de abate, permitindo escalas maiores mesmo com menos animais disponíveis para abate. Outra grande vantagem de um boitel é que não existe a necessidade de desembolsar dinheiro para adquirir animais.

Na prática, a principal vantagem de optar pela terceirização da engorda é que a empresa responsável assume toda a gestão operacional do confinamento (manipuladores, equipes, máquinas, fábricas de ração, etc.) e assume total responsabilidade pelo sistema de engorda (custos e operações), até mesmo dos animais rejeitos (recusa de cochos) e possível mortalidade, além de permitir que os pecuaristas desocupem pastagens em alguns casos e as distribuíssem por categorias de alimentação, reduzindo a pressão de pastejo e até mesmo o resto do pasto para eventuais projetos futuros. Além disso, o boitel rastreia os animais em cativeiro, permitindo aumentar o valor da arroba na hora do abate, com valor diferenciado para bonificações.

Para saber mais sobre boitel, entre em contato com a Multiagro.

Mais visitados

O texto acima "Boitel" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.