Semi Confinamento de Gado

Cerca de 95% da carne bovina produzida no Brasil vem de rebanhos criados a pasto. Este extenso sistema de produção só é possível por conta das vastas terras do país, o que confere aos nossos produtos uma enorme vantagem competitiva. No entanto, muitos pecuaristas estão recorrendo ao semi confinamento de gado de corte para aumentar sua produtividade.

O sistema de semi confinamento de gado combina regimes de pastagem com suplementos concentrados destinados a corrigir deficiências nutricionais sentidas pelas forrageiras em determinadas épocas do ano. No entanto, um sistema semi-confinado eficaz requer alguns cuidados, principalmente para superar os desafios da produção.

O que é semi confinamento de gado?

O semi confinamento de gado, também conhecido como engorda a pasto de bovinos, é uma estratégia alimentar que corrige as deficiências nutricionais existentes nas pastagens, principalmente durante a estação seca do ano. Portanto, a suplementação da dieta é realizada por uma ração balanceada contendo núcleos (minerais com aditivos) e grãos.

Este fornecimento de alimentos garante que os animais tenham acesso aos nutrientes necessários para manter e ganhar peso. Quando executada corretamente, a suplementação pode reverter a perda de peso dos animais, pois os animais perdem peso devido à baixa disponibilidade de nutrientes no pasto.

Para que o semi confinamento de gado seja eficaz, é necessário dividir a propriedade em piquetes, pois isso otimiza a área de pastagem e reduz a perda de forragem. É importante notar que o cocho deve acomodar o número de cabeças dos animais para que não haja competição ou falta de comida. Aqui, deve ser considerado um espaço de linha de slot de pelo menos 40 cm lineares por animal.

O sucesso dessa estratégia ocorreu ao selecionar os animais mais pesados ​​próximos ao abate. Como os bovinos apresentam altas necessidades nutricionais para ganho de peso nesta fase, o semi confinamento de gado surge para suprir a baixa produtividade e deficiências nutricionais das pastagens nos períodos de seca.

Quais as vantagens em fazer o semi confinamento de gado?

Os principais benefícios do semi confinamento de gado são o aumento de peso durante a terminação e os baixos custos de produção. No entanto, a tecnologia tem outras vantagens, como:

  • Aliviar pastagens durante as estações secas;
  • Retirar dos pastos os animais mais pesados ​​(para dar espaço às categorias com menores necessidades nutricionais);
  • Melhorar a produtividade e a qualidade do produto;
  • Reduzir o tempo de rescisão;
  • Possibilidade de organizar o abate durante todo o ano;
  • Aumento da rentabilidade por hectare por ano.

Além disso, como os animais são mantidos em campo aberto em condições semi-fechadas, são menos propensos a desenvolver doenças respiratórias e clostrídios. Dito isto, o manejo do gado é bastante calmo e simples.

Mais visitados

O texto acima "Semi Confinamento de Gado" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.