Sistema de Confinamento

O sistema de confinamento consiste em um método de criação para bovinos no qual lotes de animais são colocados em piquetes ou currais em todas as fases de criação. Entretanto, por contar com um custo mais elevado, é comum que alguns produtores utilizem o sistema de confinamento apenas na fase de terminação. Nesse sistema é fornecido água e alimentos, como as rações e os suplementos através de cochos.

No Brasil, o sistema de confinamento é especialmente utilizado durante o período de seca, visto que ocorre a pouca oferta de pastagem e está ainda passa a oferecer baixa qualidade nutricional e o gado precisa de um reforço na alimentação para garantir todos os nutrientes necessários.

Tipos de sistema de confinamento

Como mencionado anteriormente, é comum que o sistema de confinamento seja utilizado durante a fase de terminação, entretanto, ele também pode ser usado para o desmame de bezerros e para a alimentação de novilhos e novilhas em recria, bois magros e vacas de descarte.

Por conta disso, é possível encontrar uma vasta opção de sistema de confinamento, dentre eles podemos destacar:

  • Confinamento a céu aberto: é constituído de curraletes com capacidade de confinar entre 50 a 100 cabeças. Recomendamos que exista algum ponto de sombra para garantir o bem-estar do animal;
  • Confinamento parcialmente coberto: conta com as mesmas características do curral a céu aberto. Entretanto, existe uma área coberta normalmente próxima aos cochos para maior conforto;
  • Galpão fechado: esse sistema deve contar com comedouros para sal mineral, volumosos e bebedouro. Pode confinar até 50 bovinos;
  • Creep Feeding: a partir do segundo mês de vida, o leite não é suficiente para suprir as necessidades nutricionais do bezerro, por isso, para garantir melhor expressão do potencial genético do bezerro é montado um creep feeding.

Vantagens do sistema de confinamento

A principal vantagem que podemos destacar para o sistema de confinamento é o aumento da eficiência produtiva. Isso ocorre porque os animais ganham mais peso em menos tempo quando comparado a criação em pastos.

Dentre as outras vantagens podemos citar a baixa mortalidade, tempo de abate reduzido, maior controle de temperatura, garantia de produção de carne na entressafra, entre muitos outros.

Entretanto, para que você alcance todas as vantagens que esse sistema pode oferecer, é importante que você invista em uma dieta balanceada, com todos os nutrientes. Quer saber mais sobre esse assunto? Então chame a Multiagro para conversar, teremos o prazer de explicar como funciona esse sistema com ainda mais detalhes.

Mais visitados

O texto acima "Sistema de Confinamento" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.