Engorda de Gado

A engorda de gado é a fase final da pecuária de corte, podendo ser considerada por muitos a fase mais importante. Na fase de engorda de gado, como o nome já sugere, o boi precisa alcançar o peso final adequado o mais rápido possível e de forma eficiente.

O que é a etapa de engorda de gado?

Como já mencionado anteriormente, a fase de engorda de gado consiste em alcançar o peso e o acabamento ideal da carcaça entregue à indústria, em um curto período de tempo quando comparado aos outros sistemas de cria e recria. Nessa etapa ocorre o aumento do tecido muscular e tecido adiposo, período que, do ponto de vista biológico, é menos eficiente do que os observados nas fases de cria e recria.

Na fase de engorda de gado, o requerimento energético para deposição de um quilo de tecido adiposo é maior quando comparamos com o tecido muscular. Sabemos que as pastagens não são suficientes para suprir exigências energéticas elevadas, por isso, uma das opções que surgem nesse contexto é o confinamento, através dessa prática você consegue formular dietas com maiores teores de energia e menor ingestão de fibras, o maior consumo de energia, consequentemente você tem a redução de energia de manutenção gerada pelo caminhamento, na busca/seleção das pastagens ofertadas, ou pela busca de pontos de aguadas, dos animais sob pastejo.

Engorda de gado a pasto ou confinamento: qual a mais vantajosa?

O confinamento a pasto tem sido uma alternativa bastante utilizada em nosso país, especialmente como uma “ferramenta de manejo de pastagens”, em fazendas de recria-engorda ou até mesmo de ciclo completo. Isso acontece quando o confinamento coincide com o período seco no ano, época nas quais as condições climáticas acabam fazendo com que as forrageiras apresentam baixo valor nutritivo, baixa ou quase nula taxa de crescimento, limitando muito o desempenho e consumo do animal.

Durante essa época do ano existe a possibilidade de passar o animal para determinadas áreas que passaram por um planejamento prévio para acumular forragem, dessa forma os animais terão acesso ao material fibroso acumulado do período em que o clima estava favorável. Essa tecnologia é extremamente importante para produtores pequenos que desejam passar pela etapa de engorda de gado sem grandes problemas, dessa forma é possível permitir efetivar com sucesso a terminação na propriedade ao invés de levar os animais as parceiras ou boteis.

Está com dúvidas sobre a engorda de gado? Chame a Multiagro para conversar e saiba mais sobre esse assunto.

Mais visitados

O texto acima "Engorda de Gado" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.