Engorda de Gado de Corte

O principal objetivo de todo produtor de carne é manter uma engorda de gado de corte significativa. Existem várias estratégias que podem ser inseridas no comércio que podem render ganho de arrobas mesmo em época de seca.

A engorda de gado de corte tem como objetivo atingir o peso ideal e acabamento das carcaças entregues à indústria em menos tempo do que os sistemas de alimentação e criação. Esta fase é caracterizada por um aumento de tecido muscular e adiposo, e do ponto de vista biológico, esta fase é menos eficiente do que as observadas nas fases de cria e recria.

O que é a fase de engorda de gado de corte?

Após atingirem o peso desejado e se tornarem um boi magro (geralmente em torno de 14 quilos), o animal sai da fase de criação e entra em uma fase de ganho de peso, principalmente através da deposição de gordura.

A fase de engorda de gado de corte é uma fase que exige pastagens mais nobres e suplementação de grãos. Esta é a etapa em que temos que adicionar gordura à carcaça para obter um boi gordo. Devemos estar atentos aos seguintes fatores:

  • O ciclo é curto e o giro de capital é grande;
  • Alto custo nutricional;
  • Os resultados foram diretamente relacionados a fatores genéticos.

Por motivos fisiológicos, a deposição de gordura demanda muita energia por parte do animal, o que significa maiores custos e por isso requer muita atenção.

Qual o melhor período para realizar a engorda de gado de corte?

A engorda de gado de corte a pasto é possível o ano todo, claro que na época das chuvas temos a desvantagem do barro e a dificuldade operacional de manejo, então o projeto da praça de alimentação deve estar bem fundamentado. No entanto, capim de alta qualidade neste período ajuda a reduzir o custo de engorda da arroba. Durante a estação seca, os confinamentos à pastagens são mais relaxados e dependemos mais dos concentrados para aumentar o peso e custos operacionais de logística mais elevados do que o confinamento total.

O confinamento total geralmente começa durante o período de transição (outono/inverno), quando as chuvas diminuem, o barro não restringe o desempenho dos animais e pode funcionar por cerca de 7 a 8 meses até a estação chuvosa de novembro. Nessa época temos um fator limitante (barro = estresse animal), principalmente questões relacionadas ao desperdício de alimentos.

Para saber mais sobre engorda de gado de corte, entre em contato com profissionais especializados. Na Multiagro você encontra equipamentos para tornar a sua engorda de gado de corte ainda mais eficiente.

Mais visitados

O texto acima "Engorda de Gado de Corte" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.