Criação de Boi Confinado

A criação de boi confinado consiste em um sistema de criação em que lotes de bovinos são alojados em currais ou piquetes com dimensões determinadas. São oferecidos água e alimentos de qualidade por meio de cochos. A dieta pode ser controlada e é balanceada para cada categoria, com o objetivo de ter os animais no melhor estado produtivo para o abate.

É comum que a criação de boi confinado ocorra na fase de terminação ou engorda dos animais, entretanto, ela pode ser feita em todas as demais categorias de rebanho. Podemos separar alguns exemplos de criação de boi confinado, como recriar bezerros no cocho, aliviar pastos no período de seca e manter as vacas durante o pré e o pós-parto, por isso, esse sistema pode ser mantido em todas as etapas da cadeia produtiva.

Entretanto, a criação de boi confinado é bastante buscada por produtores durante os períodos de seca, pois a escassez de chuvas diminui a disponibilidade e a qualidade das pastagens na propriedade. Além disso, nessa época as condições climáticas são mais favoráveis para esse tipo de sistema.

Quanto tempo leva para engordar o animal com a criação de boi confinado?

O tempo de engorda com a criação de boi confinado irá depender de algumas questões, como a composição genética, o sexo dos animais, o peso de entrada e saída do confinamento, além da dieta que está sendo oferecida e da suplementação que o rebanho consome no pasto, dentre outros.

Entretanto, é possível calcular que os animais apresentem um ganho de 2 arrobas por mês com a criação de boi confinado, chegando a ter um peso médio diário que varia por volta de 1,5 quilo e o rendimento da carcaça médio de aproximadamente 55%.

Além disso, também é importante destacar que a idade tem um papel importante para o ganho de peso dos animais. Quanto mais jovem for o boi, mais eficiência ele irá apresentar na conversão alimentar, uma vez que o ganho de peso acontece através do crescimento de massa muscular (tecido com alto teor de água).

É caro investir na criação de boi confinado?

O custo de manter o animal confinado varia de acordo com alguns fatores. Entre esses fatores podemos destacar o preço do próprio animal, o valor dos ingredientes da dieta e o custo fixo da diária do alojamento. Por isso, é recomendado que cada pecuarista faça o seu próprio planejamento com os custos de produção, pois existem oscilações de preço de uma região para outra.

Mais visitados

O texto acima "Criação de Boi Confinado" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.